INTRODUÇÃO À HISTÓRIA


TEMA 1. INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

1.1.        O objeto de estudo da história
1.2.        As fontes da história
1.3.        As diferentes formas de medição do tempo.

                                                                         O objeto de estudo da história

            Atualmente, é comum ouvirmos comentários do tipo: “os historiadores interessam-se mais pelo passado que pelo presente”. Mas este comentário não é verdadeiro.

            É verdade que a história estuda o passado, mas o historiador não se limita a isto. Seu interesse pelo presente leva-o a interessar-se pelo passado.

            Diferente de outras ciências sociais, a história, tem um papel específico: estuda a forma como as sociedades humanas evoluíram ao longo dos tempos até chegarem ao que são hoje. O que interessa aos historiadores, é compreender bem o presente para perspectivar um futuro melhor para todos. Só que para compreendermos o presente, é preciso entendermos primeiro o passado.

              O termo “história” foi utilizado pela primeira vez pelos gregos e significa investigação ou averiguação do conhecimento, relato ou narração de acontecimentos. O mesmo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico, por influência de Heródoto.

            Podemos definir a história de diversas maneiras, mas em todas elas, devemos levar em conta dois elementos comuns: o homem e o tempo. Eis alguns conceitos:

  • Ciência que estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram e sentiram como seres sociais;

  • É uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem num determinado período de tempo.

Nota: o objeto de estudo da história é o homem no tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A EXPANSÃO EUROPEIA E O COMÉRCIO À ESCALA MUNDIAL

PENSAMENTOS DE DEOCLECIANO ROMUALDO